INÍCIOMARATONAHISTÓRIAEQUIPENOTÍCIAS

 

HISTÓRIA DO GREENBIKERS TEAM

Muita gente não sabe, mas o Greenbikers já tem mais de duas décadas de existência. O grupo foi criado oficialmente no dia 31 de agosto de 1991, quando alguns amigos se reuniram no Parque do Ibirapuera em São Paulo, num sábado de manhã. Esses amigos não se conheciam pessoalmente. Como assim? Vamos explicar:..

O idealizador do grupo fui eu, Ailton, que naquela época pedalava sozinho na região em que morava (extremo sul da capital) e já participava de algumas competições. Como gostava de pedalar em contato com a natureza e não encontrava pessoas com o mesmo ideal, resolvi publicar um anúncio na saudosa revista “Bici Sport” e recebi dezenas de cartas de interessados em fazer parte do grupo. O grupo surgiu com a ideia de pedalar e preservar, pois, já naquela época havia pouca consciência ecológica por parte dos iniciantes do esporte, que havia chegado há pouco no Brasil e crescia rapidamente. Tínhamos e temos até hoje a missão de conscientizar os praticantes do MTB da importância de preservar as trilhas e caminhos por onde passamos pois, dependemos da preservação para continuarmos a ter lugares para que possamos praticar o nosso esporte. O nome Greenbikers surgiu da ideia de ligar a bike com o verde da natureza.

A partir da formação “oficial” do grupo passamos a nos reunir quase todo sábado no “Ibira” e o grupo foi aumentando cada vez mais, e a partir daí começamos organizar passeios, viagens e a participar de competições como a saudosa “Copa Halls Schick”, “Trilha Intercity” e tantas outras que ficaram na história do MTB brasileiro. Tivemos algumas participações no extinto programa “Vitória” da TV Cultura, onde por várias vezes fomos convidados a participar de matérias sobre MTB. Também fomos notícia em vários telejornais e matéria de jornais quando no final de 1992 fizemos uma viagem de Santo André no ABC paulista até Porto Alegre, percorrendo estradas e trilhas do litoral brasileiro em 14 dias.

Com o passar dos anos a “febre” do MTB deu uma diminuída e, a maioria dos integrantes passou a dar prioridade a outros compromissos, diminuindo o ritmo das pedaladas e consequentemente dos encontros que sempre fazíamos, sendo que muitos por motivos familiares, pessoais ou profissionais acabaram se afastando das bikes. No final de 1999 mudei-me para o município de Embu Guaçu onde iniciei uma nova fase em minha vida pessoal e profissional e onde pude reencontrar velhos amigos de pedal com os quais iniciamos a nova fase do Greenbikers, criando inicialmente uma equipe de MTB que representava o município de Embu Guaçu em diversas competições pelo Estado. À partir de 2001 a equipe se fortaleceu com entrada de novos membros na equipe vindos de diversas regiões próximas como Itapecerica da Serra, Embu e alguns bikers de São Paulo, muitos deles antigos amigos de pedal. Além das competições passamos a organizar diversos passeios e eventos pela região tendo como destaque o “Eco Passeio de MTB” que é realizado desde 2002 em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Embu Guaçu. Mas, nosso maior orgulho foi sem dúvida a realização da “Copa Embu Guaçu de MTB Amador” que era um antigo sonho do Greenbikers e que conseguimos realizar pela primeira vez em 2003 tendo sido realizada em três etapas, todas disputadas no município de Embu Guaçu e que contou com a participação de cerca de 500 atletas vindos de diversas regiões do Estado. No ano seguinte realizamos a segunda edição da “Copa Embu Guaçu” que contou com a presença de quase 800 atletas em quatro etapas, desta vez disputada além de Embu Guaçu, nos municípios vizinhos de Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra. Depois realizamos várias etapas da "Maratona Greenbikers" nos anos seguintes. Resumindo nossa trajetória, chegamos a conclusão que o Greenbikers já tem uma história no MTB nacional, pois temos uma equipe que apesar das dificuldades, está presente nas principais competições do país conquistando cada vez mais respeito dos admiradores do esporte e que com a realização das edições da “Copa Embu Guaçu” e da "Maratona Greenbikers", tornou a região mais conhecida pelos amantes do MTB. A equipe de competição não tem nenhum tipo de patrocínio. Treinamos juntos nos finais de semana em que não temos competições e procuramos participar dos principais eventos do MTB sempre que possível.Temos muito o que conquistar e pedalar ainda, mas o mais importante é que nestes vinte e tantos anos de vida conquistamos o que considero o mais importante dos troféus: amigos e verdadeiros irmãos de pedal.

O TEAM GREENBIKERS hoje é composto pelos seguintes atletas: Ailton, André, Tandy, Antônio, Boy, Claudinho, Edson, Flávio, Leo, Luizão, Maurício, Mauro, Márcio, Osmar, Sandro, Valquíria, além de dezenas de amigos que pedalam conosco pelo simples prazer de andar de bicicleta entre amigos e em meio a natureza.

A todos vocês meu muito obrigado e um grande abraço!

A gente se vê nas trilhas...

Ailton – Greenbikers Team

 

Veja aqui a galeria de fotos da equipe

 

© Copyright Greenbikers Racing Team - 2003 - 2017