Participar da etapa única do Campeonato Paulista de Mountain Bike Cross Country de 2009 foi uma aventura. Na incerteza de minha participação sequer confirmei minha inscrição na prova até o dia da mesma, pois estava sem carona para ir para Cabreúva, local onde foi realizada a prova. No sábado a tarde, saí direto do trabalho na Bike Tech para a estação da Barra Funda, onde embarquei com a bike no último vagão, do terceiro trem que passou pois os outros estavam lotados. Pra dar mais emoção, foi preciso trocar de trem em uma estação não programada, e mais uma vez precisei esperar dois trens para poder embarcar com a bike. Trem novo, ou melhor, nem tão novo assim, e a rede elétrica caiu pouco antes de chegar em Francisco Morato, onde todos desceram do trem e caminharam pelo trilho. Eu logo peguei a bike e segui por uma estrada paralela até a estação, onde peguei o último trem, para enfim chegar em Jundiaí. Pernoite em um hotel e 6:30h da manhã peguei a estrada em direção a Cabreúva. O grande problema é que chovia muito, e no meio do caminho já imaginava chegar a tempo apenas de tirar algumas fotos. Felizmente ao chegar consegui retirar meu kit e soube do próprio Marcio Ravelli, organizador da prova, que a largada atrasaria um pouco. Ótimo! Então eu teria tempo de trocar os pneus slick pelos de cravo, já que o circuito exigiria muito desse equipamento. Dada a largada para todas as categorias juntas, e então percebi que o circuito exigira muito mais equipamentos do que apenas os pneus, e também exigiria dos atletas. Seis voltas de muita lama, em um circuito bastante técnico e divertido, que há muito tempo não se vê nas competições de MTB, projetado pelo mestre Ravelli. 4km de pura adrenalina, com single tracks lisos e rápidos e trechos de empurra bike, acima e abaixo. É uma pena ver as competições de Cross Country de verdade como essa com tão poucos participantes.
Dentro deste contexto foram definidos os Campeões Paulistas de Cross Country de 2009. Na elite Masculina o Campeão foi Arlei Teixeira, o Vice Campeão foi Tiago Faria e eu fiquei com a terceira colocação. Na elite feminina a Campeão foi Valéria Conceição, a vice campeã foi Fernanda Oliveira e Carmem Novaes Silva ficou com a terceira colocação. Na Sub-23 o Campeão foi nosso amigo William Rebouças, que pedalou muito. Na Master F venceu o sempre presente Professor Arnaldo Farias.
Para voltar consegui uma carona com o treinador do William, o Elias, até a USP, de onde fomos pedalando para casa.
Parabéns ao Ravelli e ao Fernando da Bike Toor pela iniciativa de resgatar o bom e velho mountain biking, e que seja para ficar.
Resultados: www.marcioravelli.com.br
Fotos: André / Antonio Merlo (www.bikeamparo.com.br)