É com muito pesar que inicio esta matéria sobre a segunda etapa Copa Regional de Mountain Bike, realizada neste feriado na cidade de Leme - SP. Tinha tudo pra ser uma bonita festa, onde depois de muito tempo nossa equipe compareceu para uma competição em número recorde de atletas, sendo 12 competindo e 4 no apoio pedalando pelo percurso, além do pessoal de apoio na largada/chegada. Infelizmente a festa foi estragada por um erro primário da organização da prova: A má sinalização do circuito. A prova foi disputada em aproximadamente 40km por entre canaviais e milharais e por muitas vezes os atletas eram obrigados a parar para ter certeza de qual caminho seguir. Não foram poucos os relatos de atletas que se perderam, e muitos foram diretamente ao organizador, Arley de Jesus, para formalizar sua reclamação. Da nossa equipe talvez os mais prejudicados sem dúvida foram a Patrícia, que reforçou nossa equipe nesta prova e teria grandes chances de vitória mas após ter se perdido caiu para a 5ª colocação, e eu, que vinha liderando a prova até o km 6, e após ter me perdido em um cruzamento sem sinalização alguma, juntamente com o William e mais um atleta, perdemos cerca de dez posições que com muito esforço e um trabalho de equipe conseguimos alcançar e recuperar nossas posições reais. Após ter ultrapassado o Batista, que também reforçou nossa equipe nessa prova, e passar para 3º na geral da prova, peguei mais um caminho errado, onde havia uma sinalização do percurso de ida, e quase dei mais uma volta no circuito. Quando consegui acertar o percurso acabei chegando atrás de muito mais atletas do que os dois que estavam a minha frente. Pena isso tudo ter ocorrido na minha centésima competição de ciclismo. Poderia ter tido um final bem diferente, pois antes de me perder pela segunda vez eu vinha liderando a prova na categoria Sub-30.
Dos nosso atletas cerca de 10 relataram ter se perdido no percurso. O Aloísio acabou indo parar no centro da cidade. O Ailton perdeu a primeira colocação da categoria Sub-50 por conta do mesmo cruzamento mal sinalizado onde eu também passei reto. O Valério chegou entre os primeiros na geral mas acabou terminando na 9ª colocação da Sub-35, provavelmente mais um erro da organização.
O Harley que vinha andando muito forte na prova sofreu um acidente em um trecho bastante perigoso da prova, onde haviam literalmente rampas de freeride, e acabou sendo encaminhado ao pronto socorro com o ombro deslocado.
Fora estes percalços, nossa equipe ainda faturou a primeira colocação da categoria Sub-25, com o William Rebouças, que ainda ficou na terceira colocação geral, o terceiro lugar também da Sub-25 com o João Batista e a vitória da Carmen na categoria Feminina Pró, com a Valquíria Cremm conquistando um excelente segundo lugar.
Nossa equipe contou ainda com a participação do Emerson e do Fabiano na Sub-30, e do Marcelo na Sub-35. E com todos estes atletas faturamos o título de maior equipe da prova, superando a VM3 de Jaguariúna e a equipe de Santa Cruz das Palmeiras.
Além disso fizemos nosso tradicional churrasco pós corrida, para repor as energias.
Agradecimentos à Prefeitura Municipal de Embu Guaçu que nos cedeu um ônibus e vem nos apoiando bastante este ano.
Resultados no site: www.ecossystemaeventos.com.br
Agora nossa equipe se prepara para ir ao Big Biker em Santo Antônio do Pinhal, quem sabe pra ir novamente em peso, e também com a organização da primeira etapa da Maratona Greenbikers onde a sinalização adequada do percurso é uma de nossas prioridades, pois temos a consciência de que uma prova de Mountain Bike precisa ser feita para quem vai para curtir a pedalada e também para quem passa nas curvas a 40km/h.
Fotos: Greenbikers Team