Foi realizada neste último domingo a etapa única do Campeonato Brasileiro de Cross Country Olímpico, na cidade carioca de Resende, disputado em um circuito bastante técnico e perfeito para uma prova de XC. No sábado além de provas para atletas não federados aconteceu o congresso técnico, e depois foi oferecido um jantar aos atletas na Academia Militar das Agulhas Negras onde foi possível conversar com pessoas ilustres do nosso esporte, como o atual presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, o downhiller Robert Sgarbi e o Dimenor do Amigos da Bike. Muitas ideias trocadas que poderão ser colocadas em prática no ano que vem, como a possível volta do Ranking Brasileiro de Mountain Bike, com várias etapas pelo país.
No domingo foram realizadas as provas oficiais, dentre elas a categorias Elite Masculina com quase 30 atletas, da qual sagrou-se campeão mais uma vez Edivando Souza Cruz, e a Elite Feminina onde Erika Gramiscelli faturou mais um título. Participei da prova como aventureiro, já que foi uma luta chegar até o local da prova, consegui fazer três boas voltas, mas reduzi o ritmo nas duas seguintes apenas para não desistir da prova, terminando na 21ª colocação da categoria Elite.
Quem sabe daqui a um ano com um pouquinho mais de treino eu possa subir alguns degraus nessa difícil categoria, o que já seria ótimo pois o MTB brasileiro está muito disputado, ao contrário de há alguns anos quando a disputa resumia-se a dois ou três atletas.
Fotos: André