Big Biker’05 – 1ª etapa – Santo Antônio do Pinhal – 01/05/05

 

 

A história da primeira etapa do Big Biker’05 começou para nós na segunda-feira anterior a corrida, quando ainda estávamos na incerteza de nossa participação. O transporte até o local da prova seria o maior problema, pois do pessoal motorizado da equipe somente um era certeza. Contudo resolvemos nos inscrever, eu me inscrevi na categoria de duplas Pro Team A, da qual fomos campeões no ano passado o Aloísio e eu, mas dessa vez correria com o Leonardo. Os outros greenbikers na prova seriam o Claudinho na Sport Sub-25, o Reinaldo na Sport Sub-30 e o Fernando na Sport Sub-35.

Chegando o sábado, véspera da prova, veio a confirmação por parte do Aílton de que ele iria para nos dar um apoio na prova e também a esperada carona, já que até o momento o único veículo seria o da Ruth, irmã do Reinaldo, que não seria suficiente para toda a equipe.

Domingo, 4 e meia da manhã, saindo de Itapecerica, um pouco além da hora planejada, seguimos pela Regis Bittencourt quando próximo ao município de Embu da Artes o rack se desprende do carro com as três bikes e decola capotando várias vezes no meio da BR-116, por sorte não havia outro veículo vindo logo atrás. Paramos o carro, descemos, corremos até o rack para retira-lo da pista e por pouco ele não foi destruído juntamente com as bikes por uma carreta, não fosse o Claudinho ter puxado ele rapidamente para o canteiro. Retirando da pista além do rack algumas coisas que caíram como caramanholas e bombas pudemos analisar os prejuízos (uma roda empenada, um selim rasgado, um câmbio traseiro usinado pelo asfalto) e a possível chance de continuarmos a viagem, pois estávamos a menos de 10km de casa. Tentamos avisar o Aílton mas ele já estava quase na Castelo Branco. Então resolvemos deixar o que sobrou do rack em um posto de gasolina próximo e tentar levar as bikes dentro do carro. Rodas e bikes no colo e lá vamos nós.

Depois destes detalhes, chegamos em Santo Antônio do Pinhal, próximo a Campos do Jordão, praticamente na hora da largada das categorias Pró e não tivemos tempo pra nada a não ser montar as bikes e largar. Foi aí que percebi que minha bike não tinha ficado tão ilesa. O câmbio traseiro apesar de ralado ainda funcionava perfeitamente porém percebi que o guidão da bike estava muito torto. Resolvi arriscar e largar, mesmo com o receio de ter o guidão quebrado durante a prova e tomar um belo rola. Enquanto isso o Claudinho alinhava seu aro traseiro que empenou bastante. Não achei o Leonardo e resolvi largar e tentar buscar o pelotão. Larguei uns 10 minutos atrasado e não deixei o desespero tomar conta, pedalei o máximo que pude no começo da prova para recuperar posições. Foi quando comecei a ver atletas da nossa categoria e percebi que não seríamos os últimos. Depois de alguns km alcancei o Leonardo que eu nem sabia que tinha largado antes de mim, então pedalamos juntos uma boa parte da prova. Perguntei se ele havia trazido algo para comer nos bolsos e disse que saiu tão apressado que não deu tempo de pegar nada, então dei pra ele uma bananinha e depois paramos pra comer um biscoito salgado, daí pra frente eu pedalava e olhava para trás para não perder ele de vista. Chegando no pé do morro de 10km, vi ele pela última vez, pouco antes de um PC de água, joguei a primeirinha e subi o morro mantendo o giro na esperança de que o Leo me alcançasse, passei bastante gente empurrando nessa hora. Terminei a prova depois da segunda dupla, porém o Leonardo não chegava. Espera, espera e nada, aí vem a notícia de que ele havia sido levado pela ambulância e estava se recuperando do Pronto Socorro da cidade. Com isso as chances de pódio foram por água abaixo, água que também castigou no começo da prova com uma fina garoa que fez muita lama no percurso e destruiu as relações das bikes.

Chegando ao centro da cidade onde estava armado o circo do Big, fiquei sabendo dos excelentes resultados do Fernando (Greenbikers/Bike Store) e do Claudinho (Greenbikers/Ciclo Dias) que fizeram respectivamente 2º e 3º na classificação geral da Sport, obtendo também o 1º lugar em suas categorias. Depois da premiação dos dois a expectativa era pela chegada do caminhão vassoura onde estaria a bike do Leo, para que pudéssemos busca-lo no Pronto socorro onde ele estava dormindo, para irmos embora. Porém o caminhão chegou e a bike não estava nele. Aí começa a procura, até a organização nos informar que estava vindo em um jipe. Mas o jipe também não chegava. Foi então que procurando em volta o Claudinho achou o Jipe e a bike do Leo, nisso o Aílton foi buscá-lo no Pronto Socorro. Eram quase 5 da tarde e a irmã do Reinaldo estava há muito tempo querendo ir embora, pois além de ter de acordar cedo na segunda-feira, o carro estava fazendo um barulho estranho. Foi quando ouvi meu nome nos alto-falantes e descobri que tínhamos ficado com a 4ª colocação entre as duplas. Subi no pódio e representei o Leonardo na entrega das nossas merecidas medalhas, depois de tudo que havia acontecido neste dia.

Mas ainda não acabou. Chegando ao posto de Gasolina no Embu, fomos avisar o frentista que não seria possível levar o rack e o Reinaldo o buscaria na segunda feira, porém quando finalmente íamos pra casa o carro não quis pegar e foi necessário chamar a assistência 24h. Aproveitamos e levamos o que sobrou do rack no guincho, as bikes dentro do carro, e nós fomos de carona como a outra irmã do Reinaldo que veio em nosso socorro. Chegando em Itapecerica eu montaria minha bike e desceria pra casa, não fosse o fato de minhas rodas estarem no carro do Aílton, que já deveria estar em casa dormindo aquela hora. Fui pra casa de ônibus e cheguei quase 11h da noite.

Tirando estes pequenos detalhes a corrida foi boa e muito bem organizada pelo pessoal do Jeca Tatu Pedal Clube. O vencedor na Geral Pró Masculino foi Albert Morgen Junior (Amazonas/Fuji) do Rio de Janeiro e na Geral Pró Feminino Érika Gramiscelli (Reebok/PowerBar/Specialized) de Belo Horizonte.

Parabéns ao Claudinho e ao Fernando pelas vitórias em suas categorias e pelo ótimo resultado na geral!

 

Agradecimento à Ruth, irmã do Reinaldo, pela carona e pela paciência.

 

A 2ª etapa do Big Biker’05 será disputada no dia 24 de julho no município de Taubaté.

 

Resultados completos em breve no site: www.bigbiker.com.br

 

André Flávio Greenbikers Team

 

Fotos: André