Pelo segundo ano consecutivo nossa equipe foi representada no MTB 12 horas por mim e pela Valquiria. A experiência de ter corrido no ano passado fez com que pudéssemos planejar melhor a estratégia de prova, mesmo sem ter realizado um treinamento específico visando esta prova de longa duração. Eu tinha como objetivo pedalar o maior tempo possível, parando pouco, e assim fiz minha primeira parada com 4 horas e meia de prova, reabastecendo e descansando cerca de 15 minutos. Então resolvi fazer o restante da prova praticamente sem parar até o final, porém precisei parar quando escureceu pois precisava trocar de óculos, aproveitei e tomei uma bebida energética. Deixei a mochila de hidratação de lado e parti para as últimas 3 horas de prova para brigar pelo pódio, pois nesse momento ocupava a 6ª colocação na minha categoria e 8ª colocação geral solo. Imprimi um ritmo forte, dentro do possível, e ultrapassei o 5º colocado. Abri a última volta com 5 minutos de vantagem para o sexto colocado, que só não parou porque foi orientado a continuar pela sua equipe, e estranhamente fez a última volta em 24 minutos chegando 2 minutos à minha frente, sendo que Rubens Valeriano, atleta elite que estava correndo em quarteto, virava em torno de 20 minutos, durante o dia. Com isso terminei na 6ª colocação na categoria e mantive a 8ª colocação geral. Houve reclamações também na classificação geral da prova. Apesar de todo o esquema de cronometragem computadorizada sempre existem atitudes antidesportivas por parte de alguns "atletas" que passam despercebidas pela organização.
Na categoria feminina Valquiria fez uma excelente prova enquanto estava de dia, o que foi suficiente, mesmo tendo parado antes da meia noite, para conquistar o 5º lugar no pódio. Um excelente resultado para quem compete a pouco mais de um ano. Valquíria este ano teve menos dificuldades com os trechos mais técnicos do circuito, graças a sua crescente técnica com a bike. Nossa amiga Luiza ficou com a 3ª colocação, garantindo o título de campeã da Supercopa de MTB.
Parabéns a todos os competidores do MTB 12 Horas, mas depois da falha envolvendo minha colocação, não sei se participo de novo dessa prova, pois pedalar 12 horas para ser trapaceado não é muito legal.
Agradecimento ao apoio do Vitor e do Antônio, ao Aiilton e a Roseli que foram dar uma força na chegada, e ao pessoal da Total Bike, Claudinho, Chileno e Luiza, que nos hospedaram na sua tenda.
Resultados: www.mtb12horas.com.br
Fotos: Vitor