Aconteceu neste último final de semana uma das mais tradicionais provas de mountain bike do Brasil: o MTB 12 Horas. Prova disputada em revezamento de quartetos, duplas ou solo. Pela primeira vez pude participar deste evento, representando a equipe Greenbikers na categoria Solo Masculina. Nunca havia disputado uma prova tão longa e nem estava treinando pra isso, mas resolvi encarar o desafio e pedalar até onde fosse possível. O circuito, com bons trechos de single track, dificultava ultrapassagens, por isso resolvi fazer uma boa largada e abrir o máximo enquanto a pista estivesse livre. Dessa forma passei as duas primeiras voltas na 7ª colocação geral, incluindo as equipes, e em 2º na minha categoria. Mantive o ritmo até aproximadamente 4 horas de corrida, quando fiz minha primeira parada de 10 minutos. Pude me recuperar um pouco, mas os 60km rodados até então já estavam pesando e resolvi apenas pedalar pra concluir a prova. Pedalei em um ritmo mais leve até em torno das 7 horas da manhã, quando ao parar fui informado pelo Vitor que estava em 4º lugar e diminuindo a diferença para o 3º e o 2º, que andavam no mesmo ritmo. Então tentei impor uma pedalada mais forte e consegui tirar 20 minutos de diferença em duas voltas, porém os adversários também apertaram o passo e ainda conseguiram abrir mais uma volta antes de meio dia, o que pra mim não foi possível. Terminei a prova com pouco mais de 12 horas e 7 minutos, 16 voltas, 169km, e garanti o 4º lugar na categoria Solo 2, de quebra ficando em 10º lugar na classificação Geral Solo. Nem acreditei quando vi o resultado, pois realmente as últimas horas, debaixo de um sol escaldante e 38 graus, foram incrivelmente sacrificantes.
Quem também fez bonito foi a Valquiria, participando na categoria Solo Feminina. Ela decidiu de última hora participar do MTB 12 horas e encarou pela primeira vez uma prova com um circuito bastante técnico, disputada metade a noite e metade no sol rachando, e ainda por cima de longa duração. Fora isso ainda tinham as fortes adversárias, que deixaram pra trás muitos marmanjos. Valquiria completou 7 voltas e conquistou a 7ª colocação geral feminina.
Não poderia deixar de citar o apoio fundamental do Antonio e do Vitor, noivo e sobrinho da Valquiria. Ficaram acordados por quase toda a madrugada nos apoiando na medida do possível e permitido pelo regulamento e ainda nos forneciam as parciais, os tempos, a diferença para os adversários, detalhes que fazem com que a gente possa administrar uma boa colocação ou tentar buscar posições melhores. Isso já fez falta em outras corridas. Fico grato também pela carona para o 12 horas. Gostaria também de agradecer à todo o pessoal da Bike Tech Jardins pelo apoio e pela confiança.
Na categoria Solo Masculina o vencedor geral foi o norte americano Tinker Juarez que fez nada menos do que 20 voltas no circuito, e na Feminina foi Manuela Vilaseca, do Rio de Janeiro, que completou 15 voltas.
Parabéns a todos os competidores e organizadores do MTB 12 Horas, e quem sabe a gente se vê outra vez daqui a um ano.
Resultados: www.mtb12horas.com.br
Fotos: André, Valquiria